Audio

Jornada Radial em Mutirão

As jornadas radiais se desenvolveram com a participação de representantes de diversas localidades do Rio de Janeiro como: Maré, Baixada Fluminense, Babilônia, Acarí, além de estudantes e pesquisadores de universidades e centros de estudos de comunicação e tecnologia do Rio e integrantes do Chile e Colômbia.

Estudantes, ativistas e acadêmicos se encontraram ao longo de 10 quartas-feiras, totalizando 30 horas de atividades, para aprofundar técnicas e conhecimentos sobre radio web, produzindo seus próprios conteúdos, fazendo transmissões ao vivo, relacionando as pautas políticas e sociais da cidade e da América Latina, realizando exercícios de locução, gravação e edição, foram alguns dos conteúdos das oficinas.

14721607_185838601823664_4541817269005995810_n

A proposta da Jornada Radial da Rádio Mutirão era efetivamente resgatar a prática de fazer radio independente por parte dos coletivos de mídia e comunicação comunitária. E ao longo dos encontros cerca de 10 participantes estiveram presentes nas atividades e produziram diversos programas e conteúdos, disponíveis para escutar e baixar abaixo.

20161019_173559

img-20161020-wa0009

Programa Encontro de 2 mundos – 12/outubro

>> A América não foi descoberta! Foi Saqueada!!! >>> O que significa o 12 de outubro na América?
No programa tivemos: Carlos Walter Porto Gonçalves da UFF sobre Descolonização do Conhecimento, Indígenas Guaraní Kaiowá sobre retomadas de terras no Mato Grosso do Sul, Mapuches do Chile sobre presos políticos, abertura do Congresso Nacional Indígena em San Cristobal de Las Casas com Subcomandante Moises no Mexico, Informações de Indígenas Saraguros do Equador e indígenas de Bajo Chaco no Paraguay que se manifestam hoje em frente ao Congresso Nacional paraguayo.

Programa Mulheres Vivas – 19/outubro

Nesse dia Argentina, Chile, Guatemala, Peru, El Salvador, México, Costa Rica, Wallmapu, Paraguay, Bolivia, Espanha, França e Brasil se mobilizaram para denunciar a morte brutal de Lucia Perez de 16 anos em Mar del Plata e também a violência machista diária que sofrem todas as mulheres. Exigindo o fim do patriarcado. Neste dia em alguns países movimentos feministas organizaram uma greve geral de mulheres.

Reciclando Pensamentos – 22/outubro

Programa: #AmbulanteCultural, foi transmitido ao vivo direto do evento “Reciclando Pensamentos”, em Senador Camará zona oeste do Rio de Janeiro.

Neste bloco temos a entrevista com a MC e poeta Negra Rê que falou sobre mulheres no rap, sua carreira autoral e o papel das mídias independentes no cenário cultural. De quebra mandou um som especial para os ouvintes da rádio.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

To Top