Radio Mutirão

Sobre a saúde de Machi Francisca Linconao – Presa e em greve de fome no Chile

Sendo quase 17 horas de este domingo 01 de janeiro de 2017 podemos relatar preocupante, que o estado de saúde de nossa machi, com o passar das horas se torna mais sensível a tal ponto que sofre com dor intensa na cabeça, e dor e ardor insuportável em seu estômago, além de fortes dores nos joelhos e mãos, aumentando com o constante estado de tensão em que é, no décimo dia de uma greve de fome e sem qualquer resposta ou pronunciamento do estado chileno.

Hoje existe o medo pela vida de nossa machi, cada dia traz mais desconforto e risco, este não é um jogo, nós respeitamos a sua decisão de ir com esta greve até o amargo fim, LIBERDADE OU MORTE categoricamente disse-nos a nossa Machi. E inflexível:

OU NOS liberaram dessas LEIS ESTADUAIS chilenas racistas  Ou morreremos. Nós já estamos em execução há muito tempo.

—–

Da mesma forma, ele chama para terça-feira, janeiro 3, 2017 em uma mobilização nacional e internacional em apoio a Machi. Em seguida, estende-se a chamada:

Kom pu Peni, kom pu lamngen, todos os que simpatizam e apoiam a nossa Autoridade Ancestral, Machi Francisca Linconao, Prisioneira política mapuche e atualmente leva uma greve de fome que chegou agora a 10 dias, buscando pela sua liberdade .

Nós estendemos novamente um apelo urgente para continuar a mobilizar para este dia, 03 de janeiro, a data também é de grande importância para nós como Mapuche, como podemos recordar o nosso jovem Weichafe matou MATIAS Catrileo, o desejo de manifestar sem medo, decisivamente , clara e firme exigindo NOSSA LIBERDADE IMEDIATA MACHI FRANCISCA Linconao.

Apelamos às diferentes comunidades, Mapuche em torno da parede Mapu para expressar seu apoio e respaldo a nossa Machi, também estendemos a chamada para participar maciçamente uma gnillanmawun Hospital de New Imperial, às 7 horas da manhã de terça-feira, 3 de janeiro na mesma maneira que nós chamamos em todas as cidades para estabelecer pontos de concentração, também os de outros países, para se manifestarem contra as embaixadas chilenas no exterior. LIBERDADE IMEDIATA PARA MACHI FRANCISCA Linconao HUIRCAPAN. LIBERDADE PARA todos os presos políticos mapuche.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

To Top